Quem somos

Apresentação e História da SPESF

A Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar é uma associação científica que estará ao seu lado na afirmação da saúde das famílias.

Da formação de excelência, aliada à aprendizagem interpessoal e significativa com as famílias nos cuidados de enfermagem em proximidade, em cuidados de saúde primários, surgiram inquietações pessoais e profissionais, que transformaram a saúde familiar na “missão” de vida, numa perspetiva integrativa entre o ser pessoa-enfermeiro, o ser com os outros (pessoas, famílias e comunidades) e o ser com o mundo, num paradigma sistémico que tem pautado o agir, com as flutuações internas e externas decorrentes da co-evolução, que permitiram a partilha, a reflexão e a humildade de assumirmos que as interações são sempre transformativas, pois produzem novas visões e contextualizam-nas.

Temos uma história coletiva, edificada na procura colaborativa de respostas às necessidades  das famílias, manifestadas pelas narrativas, pelos comportamentos que traduzem crenças e valores, sentimentos e emoções, num contexto de reciprocidade entre as forças da família, enquanto sistema, e as interações mantidas entre os seus membros e entre estes e o ambiente, conferindo a cada família, em singular, a unicidade e a todas, em plural, a diversidade.

"Temos uma história coletiva, edificada na procura colaborativa de respostas às necessidades das famílias."

É neste enquadramento que a problematização das questões que despontam da análise reflexiva das práticas com as famílias, reiteram a ação e inovação como elementos fulcrais da produção de saberes e práticas, num processo contínuo de construção de significados que permite a internalização da informação e a capacidade de a utilizar em novas situações.

A Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar, enfatizando o melhor do passado, está confiante face ao futuro, assumindo a família como unidade de cuidados, num paradigama globalizante, em que a cooperação próxima com os associados e com todos os parceiros sociais, permitirá  encontrar, em conjunto, soluções inovadoras que aliem o saber especializado, enquanto recurso, ao desenvolvimento de práticas socialmente construídas, promotoras de competências profissionais em enfermagem de saúde familiar, com vista à otimização das respostas às necessidades das famílias e, consequentemente, maximizar o potencial de saúde dos cidadãos e da sociedade, como um todo.

A Presidente

Maria Henriqueta Figueiredo

Apresentação Oficial da SPESF

Decorreu no dia 10 de Setembro de 2016, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, a apresentação oficial da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar (SPESF). O evento contou com a presença de várias individualidades e instituições da Sociedade Civil e Cientifica, tais como Ordens Profissionais, Sindicatos, Unidades Prestadoras de Cuidados de Saúde, Escolas Superiores de Enfermagem, Enfermeiros e outros profissionais de saúde e Cidadãos. Também estiveram presentes alguns meios de comunicação social. Foi assim testemunhada, num auditório com cerca de uma centena de pessoas o nascimento de uma Sociedade com a missão de desenvolver estratégias promotoras de competências profissionais em Enfermagem de Saúde Familiar, com vista à otimização das respostas às necessidades das famílias.

Veja a notícia completa
foto_youtube

Os nossos Objetivos

  • Contribuir para o estudo dos pressupostos epistemológicos e teóricos da Enfermagem de Saúde Familiar, enquanto domínio especializado da Enfermagem;
  • Contribuir para o estudo e investigação promotores da tomad a de decisão clínica em Enfermagem de Saúde Familiar;
  • Realizar cursos de formação, sessões científicas, colóquios e seminários com fin s informativos e formativos destinados a pessoas e entida des, interessadas nos aspetos teó ricos e práticos ligados à Enfermagem de Saúde Familiar;
  • Divulgar e publicar a sua atividade científica em publicações da especialidade e outras;
  • Colaborar com Ordens Profissionais, sociedades, esco las e institutos estrangeiros ou outras entidades, na investigação e estudos científicos, t eóricos e aplicados, relacionados com a Enfermagem de Saúde Familiar;
  • Colaborar com a Ordem dos Enfermeiros no desenvolvimento da Especialidade de Enfermagem de Saúde Familiar.

A nossa Missão

Desenvolvimento de estratégias promotoras de competências profissionais em Enfermagem de Saúde Familiar, com vista à otimização das respostas às necessidades das famílias.

A nossa Visão

Enfermeiros e outros profissionais, atuando colaborativamente entre si e com as famílias, na promoção da excelência em saúde familiar.

Os nossos Valores

No sentido de cumprir com a sua missão e concretizar as suas finalidades, a SPESF compromete-se a desenvolver a sua atividade com base em relações pautadas por valores de TRANSPARÊNCIA, PROFISSIONALISMO, INTEGRIDADE e RIGOR CIENTÍFICO E ÉTICO.